22
Jul 09
publicado por Barbara Barroso, às 00:00link do post | comentar

São muitos os portugueses que optam por pagar as suas compras com o cartão de crédito, mesmo sabendo que as taxas de juro associadas a estes são bastantes elevadas. Saiba quais os cinco conselhos para utilizar o seu cartão de crédito.

 
1- Optar pelo pagamento da dívida a 100%
Na hora de saldar a dívida do cartão de crédito o cliente tem duas opções: o pagamento total da dívida a 100% ou pagar apenas uma parcela da dívida. Os consumidores que escolham a primeira opção podem beneficiar da isenção de juros, enquanto que optando pela segunda hipótese já terá de pagar juros sobre o valor que não liquidou, adiando para os meses seguintes o pagamento do restante da dívida. Uma vez que as taxas associadas aos cartões de crédito são elevadas é aconselhável que opte pelo pagamento a 100%. Dessa forma fica isento de juros pagando apenas a anuidade que, nalguns casos, também é gratuita.
 
2- Opte pelo cartão com a TAEG mais baixa
Apesar de pagar a dívida a 100% ser mais vantajoso, há quem opte pelo pagamento faseado do cartão de crédito. Nestes casos, em que o cliente deixa passar a dívida para os meses seguintes, deve estar atento à Taxa Anual Efectiva Global (TAEG), uma vez que esta pode mesmo chegar quase aos 30%.
 
3- Evitar utilizar o ‘cashadvance'
Além do pagamento, os cartões de crédito dão ainda a possibilidade do cliente levantar dinheiro. Uma vez que se trata de um adiantamento ('cashadvance') o consumidor passa a estar sujeito ao pagamento de comissões elevadas. Por essa razão, recomendam os especialistas que evite utilizar o levantamento com o cartão de crédito, optando pelo cartão de débito.
 
4- Escolha as anuidades mais baratas
O valor da anuidade pode ser um dos principais critérios de escolha do cartão de crédito, sobretudo para quem opte pelo pagamento a 100%. Há casos em que a anuidade é mesmo gratuita, no primeiro ano. No entanto, tenha atenção à anuidade cobrada nos anos seguintes. O valor da anuidade depende da gama do cartão (Classic ou Gold/Premier/Platinium). Por norma, as gamas mais baixas têm anuidades mais baratas.
 
5- Utilizar cartão no estrangeiro sai mais caro
O custo de utilização do cartão no estrangeiro é variável consoante o país. Embora na Zona Euro não tenha de suportar custos, fora desta região estará sujeito a comissões que podem chegar quase aos 3%.

 

 

Conheças as taxas (TAEG) praticadas pelos bancos nos cartões de gama classic e gold/platinium
 
Taxas dos cartões de crédito 
Banco Cartão Classic Cartão Gold
CGD

24,43%

23,80%
BCP 24,40% 24,40%
BES 27,37% 27,37%
Santander 24,10% 24,10%
BPI 28,63% 28,63%
Banif 25,70% 25,70%
Montepio (1) 20,30% 29,40%
Crédito Agrícola (1) 27,37% 27,37%
Barclays (1) 29,68% 29,68%
Banco Popular (2) 25,70% 25,70%

 Fonte: site dos bancos 

 

(1)TAEG calculada com base num Limite de Crédito de 1500 euros e Pagamento em 12 prestações mensais.
(2)TAEG calculada para qualquer montante de crédito, com pagamento num prazo de 12 meses, incluindo Juros à taxa de 22,200% (Taxa Anual Nominal).
 

 


Melhor não tê-los, só atrái dívidas...
atrair a 4 de Setembro de 2009 às 10:12

o livro

19 passos para sobreviver à crise
pesquisar neste blog
 
barbara barroso
Bárbara Barroso é jornalista do Dinheiro Vivo, o jornal digital de economia da Controlinveste (plataforma que engloba o DN, JN e TSF). Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura, fez um Curso Intensivo de Banca, ministrou vários workshops sobre finanças pessoais, investimentos e orçamentos familiares e está a terminar uma certificação em em consultoria financeira pessoal (Certified Financial Planner – CFP), pela Universidade de Boston. Como jornalista foi coordenadora de economia do jornal i e redactora de finanças do Diário Económico, onde desenvolveu o suplemento de finanças pessoais deste jornal. Teve uma rubrica diária sobre poupança na rádio fi fm. Em 2009, lançou o seu primeiro livro: 19 Passos para Sobreviver à Crise. Em 2011 apresenta a sua segunda obra: Tempos Complicados, Soluções Simples - Saiba Como gerir Melhor o Seu Dinheiro.
ver perfil
Dúvidas e sugestões
Simuladores
Pode simular AQUI, quanto vai pagar de crédito à habitação.
Pode calcular AQUI quanto tem de poupar por mês.