06
Mai 09
publicado por Barbara Barroso, às 00:00link do post | comentar
A crise que começou por ser financeira globalizou-se e já chegou a cada um de nós. Mas o pior poderá ainda não ter, sequer, passado. Para muitos portugueses quando parecia impossível apertar mais o cinto, os tempos difíceis obrigaram ainda a mais sacrifícios.
 Por essa razão, esta é a altura certa para nos preocuparmos com o nosso dinheiro, um bem que parece cada vez mais escasso.  A gestão cuidada do orçamento familiar pode ser a chave para escapar do abismo financeiro, antes que seja tarde.  
 As questões a responder são: se deixasse hoje de trabalhar, por algum motivo, quantos meses conseguiria sobreviver mantendo o seu nível de despesas actual? Quais as despesas que pesam mais no seu orçamento familiar? Sabe quais os encargos que pode reduzir? Já começou a preparar a reforma? O que precisa para ser financeiramente independente? As respostas a estas perguntas permitem-lhe avaliar a situação actual das suas finanças e a traçar o caminho a seguir.  
 No livro “19 passos para sobreviver à crise” vai encontrar algumas das ferramentas necessárias para ajudá-lo a avaliar o estado das suas finanças pessoais e a garantir que não irá aumentar a lista de dívidas mas sim, recuperar o controlo das suas finanças pessoais.
 Com este blogue abre-se um novo espaço de discussão sobre todos os temas relacionados com finanças pessoais e a gestão do orçamento familiar. No fundo, tudo aquilo que afecta o nosso bolso. Também estarão disponíveis algumas ferramentas, nomeadamente calculadoras, para que cada utilizador possa simular o seu caso.
 Neste espaço, questões, dúvidas e comentários são sempre bem-vindos. Afinal é da discussão que nasce a luz.
Fico a aguardar pelo seu contributo.
Boas poupanças!
  
 Nota: Nas primeiras semanas o livro “19 Passos para Sobreviver à Crise” apenas estará disponível nos hipermercados Continente. 

Um blog útil em tempos de crise! já utilizei o simulador do crédito habitação e revelou-se muito útil.
Vou ser um seguidor atento e vou procurar o seu livro no Continente para me ajudar!

Felicidades para o blog e para o seu livro!
Pedro a 6 de Maio de 2009 às 02:48

Um blog que fazia falta e apareceu na melhor altura. Tivesse eu acesso a este tipo de informação e d ecomentário e, se calhar, a bolha do imobiliário não teria sido a que foi.

Parabéns.

Alan
Alan Greenspan a 6 de Maio de 2009 às 23:19

Fenomenal!!!

Ficamos à espera que nós diga qual o 20º passo num futuro livro.

Rodolfo Reis a 7 de Maio de 2009 às 16:02

O 20º passo já está a ser tratado.
BB a 7 de Maio de 2009 às 16:06

Quem confunde Euribor com ‘spread’ e está convencido que não há problema em contrair vários créditos com TAEG acima de 25%...é melhor espreitar este livro antes de tomar decisões.

Aqueles que não costumam ler todas aquelas cláusulas dos bancos e seguradoras que, intencionalmente, aparecem sempre em letra muito mas muito miudinha...também devem ter um exemplar lá por casa.

Para os outros que ainda acreditam que investir em turbo warrants é seguro, mesmo não sabendo distinguir o ‘put’ do ‘call’, esses, então, por favor, comprem vários exemplares.

Uma bela leitura, escrita por uma grande Senhora que escreve, todos os dias, para um grande jornal.

Bacio,

PLT
Latoeiro a 8 de Maio de 2009 às 00:18

o livro

19 passos para sobreviver à crise
pesquisar neste blog
 
barbara barroso
Bárbara Barroso é jornalista do Dinheiro Vivo, o jornal digital de economia da Controlinveste (plataforma que engloba o DN, JN e TSF). Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura, fez um Curso Intensivo de Banca, ministrou vários workshops sobre finanças pessoais, investimentos e orçamentos familiares e está a terminar uma certificação em em consultoria financeira pessoal (Certified Financial Planner – CFP), pela Universidade de Boston. Como jornalista foi coordenadora de economia do jornal i e redactora de finanças do Diário Económico, onde desenvolveu o suplemento de finanças pessoais deste jornal. Teve uma rubrica diária sobre poupança na rádio fi fm. Em 2009, lançou o seu primeiro livro: 19 Passos para Sobreviver à Crise. Em 2011 apresenta a sua segunda obra: Tempos Complicados, Soluções Simples - Saiba Como gerir Melhor o Seu Dinheiro.
ver perfil
Dúvidas e sugestões
Simuladores
Pode simular AQUI, quanto vai pagar de crédito à habitação.
Pode calcular AQUI quanto tem de poupar por mês.